Realizou-se na passada Sexta-Feira, dia 20 de Setembro, no Restaurante “A Palmeira” no Semino / Quarteira, o 8º Encontro / Jantar de 2013 com a presença de 20 Tertuliantes e do convidado Joaquim Guerreiro, Vereador da Câmara Municipal de Loulé.
O Encontro de Setembro teve também a Tradicional Sondagem do próximo Acto Eleitoral, já publicado aqui os resultados, bem como a Nomeação da Próxima Direcção da Tertúlia para os próximos 6 Meses, sendo os seguintes companheiros Nomeados:
Luís Sardinha; Mauro Figueiredo e Nuno Palma.
A Direcção cessante deseja desde já votos de um Bom Trabalho e disponibilidade para colaborar no bom Funcionamento da Tertúlia.
O Nosso convidado da Tertúlia, Vereador Joaquim Guerreiro começou por nos dizer, que Dirigir um Concelho com as Dimensões do Concelho de Loulé, idênticas à Região Autónoma da Madeira em tamanho (na casa dos 750 Km2) mas muito Diferente na estrutura de uma Câmara para um Governo Regional, é deveras complicado pelas complexidades e diferenças entre o Litoral e o Interior, pois as necessidades de uns são completamente diferentes de outros, o que torna ainda mais estimulante e encorajador o Trabalho a realizar.
Há 12 anos quando chegou à Câmara teve por função Organizar toda a Comunicação, função essa que lhe deu muito prazer mas um grande Trabalho, pois praticamente foi começar do zero, e com pessoas que vinham de Diversas áreas, como o Dr. Seruca Emídio (Medico), o Eng. José Graça (Engenheiro), Hélder Martins (Turismo e já com uma Vivência e capacidade muito Grande), conseguir conjugar tudo isso e pôr a maquina a funcionar foi de facto necessário ter muita capacidade. Depois a imagem da Câmara Municipal para o Exterior com a famosa “Terra de Loulé” a não ser uma marca que se pudesse juntar ao Prestigio de Marcas como Vale de Lobo, Quinta do lago ou Vilamoura, surgiu o “Loulé Concelho”, uma Marca essencialmente virada para o Exterior e que hoje toda a gente reconhece.
Tem orgulho do trabalho realizado, reconhece que esteve acompanhado por uma Grande Equipa, tanto a Nível de Vereação, como por todos os mais directos Colaboradores, realçando que o Concelho cresceu com novas Vias, novos Equipamentos, sendo hoje um Concelho apetecível e que as pessoas procuram para Viver ou se estabelecer. Destaca a requalificação do Parque Municipal, a Requalificação do Mercado Municipal e tantas outras obras Importantes.
Teve nos últimos 4 Anos Pelouros complicados, essencialmente porque foram precisamente 4 Anos de Curva descendente de investimento Publico devido à Grave Crise económica e se por um lado não houve Dinheiro para investir na Cultura, no Desporto, Turismo ou Eventos, foram também 4 Anos de Cortes para Pessoal em Higiene Urbana, e ai teve que ter capacidade para cumprir a lei e ser justo com Varias situação de cariz social, percebendo as dificuldades de cada um. A Nível de Cultura realça que mesmo perante as adversidades o Concelho conseguiu manter um Cartaz Cultural de grande Qualidade, a nível Desportivo, destaca o que foi realizado nestes 12 Anos como o Euro 2004, o Campeonato do Mundo de Ralis entre tantos outros, a nível de Eventos destaca com muito orgulho, não achando que será o Pai, pois Pai é só de 2 Filhas, mas como fazendo parte de uma Equipa que conseguiu implantar dois Eventos com o Mérito que hoje são reconhecidos Internacionalmente, distinguidos varias vezes como o Festival Med e a Noite Branca, esperando que quem vier tomar conta da CML não os deixe morrer nem alterar a sua filosofia. A nível de Turismo, hoje o Concelho de Loulé tem 3 dos principais pontos Turísticos do Pais e Europa com elevado mérito e capacidade.
O Vereador Joaquim Guerreiro está de saída mas vai continuar a querer o melhor para o seu Concelho e há 2 iniciativas que marcaram os Últimos tempos na Câmara Municipal que Gostaria de ver surgir no Concelho de Loulé que são; “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, candidatura já apresentada e “Cicloulé 2024” também já apresentado.
Seguiu-se o espaço de debate onde os tertuliantes foram bastante interventivos, colocando varias questões ao nosso convidado, respondendo a todas elas com muita determinação e conhecimentos de todas as Áreas, ficando a convicção que o Vereador Joaquim Guerreiro vai deixar Saudades pelo serviço que fez na Câmara Municipal, sendo da opinião unânime de todos os Intervenientes que foi um Bom Vereador com Trabalho reconhecido, tendo sido justa e honrosa a sua presença no nosso meio.
A Direcção agradece mais uma vez à Gerência do Fernando e funcionários do Restaurante “A Palmeira”, o profissionalismo e simpatia que nos recebeu.
A Direcção da Tertúlia