sábado, 13 de dezembro de 2008

Encontro de Novembro (reportagem).

Decorreu na Sexta-feira dia 28, em Vale D´Éguas - Almancil, o encontro relativo ao mês de Novembro.

Tratou-se de um encontro que surpreendeu pela positiva, principalmente por duas razões:

A primeira, porque há muito tempo não se verificava uma tão forte adesão dos tertuliantes, em número de 27 elementos contabilizados, levando a organização a acreditar que se devia à circunstância de todos apreciarem o puro néctar que serviria de tema, contrariamente à ideia que se generalizou de que muitos estariam ali por engano, julgando que o convidado seria outra pessoa, mais habituada a áreas do pensamento político.

Segunda, porque tendo como convidado uma personalidade ligada à produção vinícola, poderia parecer à partida um pouco incómodo quando se chegasse à fase do debate no entanto este veio a revelar-se um excelente conviva, com uma linguagem técnica mas extremamente acessível o que permitiu uma explanação do tema que gerou interesse e curiosidade nos presentes, daí resultando uma participação interessada traduzida nas inúmeras questões depois colocadas pelos tertuliantes.

Excelentemente recebidos pelo nosso amigo Leonel Malveiro no seu restaurante como é habitual em vários encontros ali já realizados, a ementa do jantar constou de umas deliciosas entradas como uma boa linguiça assada, queijo fresco com mel e outras iguarias variadas.

O primeiro prato a ser servido tratou-se de uma massada de peixe sucessivamente repetido pela maioria dos presentes, logo seguido de um belo naco de vitela assada no forno com acompanhamento de batata cerejada e arroz no ponto.

Ao longo do jantar foi-se provando e bebendo os vinhos da marca "Barranco Longo", tintos, todos excelentes, destacando o inesquecível "rosê" com que se deu início às "hostilidades".

Sobremesas e no final o indispensável café arrematado com o digestivo whiskie.

A conta ficou-se nos 30 euros por participante, um pouco para o "caróte" tendo o convidado aliviado a despesa porque ofereceu metade do vasilhame ingerido.

Este encontro teve ainda outros dois momentos altos que interessa salientar para além dos que referi no início.

A anunciada e aclamada licenciatura em Direito do nosso tertuliante Jorge Aleixo Ramos e a presença inesperada de um participante convidado que muitos dos presentes, incluído eu, não viamos há mais de 25 anos.

Trata-se do Leonel Casanova, um rapaz traquina dos nossos saudosos tempos de Escola Secundária e que se encontra emigrado desde então nos Estados Unidos da América.

Foi muito gratificante voltar a encontrá-lo mesmo que nos tenha deixado alguma inveja pelo facto de parecer o mesmo rapaz de há duas décadas atrás quando comparado com a obesidade e calvíce de alguns dos seus contemporâneos, onde não me inclúo como quem comigo convive pode facilmente constatar.

Para a memória futura deixo-vos o registo fotográfico que foi possível obter, destacando as imagens do nosso repórter de serviço Luis Perpétuo, pois das que tentei obter apenas uma minoria se encontra em condições de ser mostrada.

O nosso dirigente tertuliante Jorge Aleixo Ramos, agora "doutor", fazendo as apresentações da praxe e dando início ao debate. Como se calcula, augura-se um futuro proveitoso ao nosso amigo, quem sabe como Vereador numa próxima eleição ou melhor ainda, Presidente do LDC que pelo que se lê por aí é um cargo muito mais importante (conta com o meu voto para a Câmara e se necessário fôr, também me faço sócio do clube, fica aqui declarado!).

O convidado, Dr. Rui Vírginia, Gestor e produtor de vinhos da marca "Barranco Longo", explanando as virtudes da sua actividade de que o olhar fulminante do nosso arquitecto Joaquim Farrajota é prova inquestionável.


Renato Bexiga outro elemento extremamente compenetrado no discurso que se ia fazendo a propósito dos vinhos, ficando a dever-se a este nosso amigo a sugestão do convidado.


Álvaro Viegas em três momentos capitais: saber estar, saber ouvir e saber discursar. Quem aprende nunca esquece!


O convidado inesperado Leonel Casanova - o "Massa" (de camisa azul à direita na fotografia), há mais de duas décadas emigrado nos Estados Unidos da América, ladeado pelos tertuliantes Abílio Domingos, Luis Perpétuo e ainda por Paulo Bota e José Manuel Sosa.


Fotos 1/3
A mesa de honra com João Paulo Sousa (ele diz que é uma espécie de enólogo e dá palestras nos intervalos de agenda), Jorge Aleixo (o mais recente advogado na tertúlia) e Horácio Costa (o nosso contestatário de estima).
Fotos 2/4
Dr. Rui Virgínia com o seu "partenaire" também produtor e especialista vínicola.


Fotos 5/6
Os galãs do costume, respectivamente Feliciano Rito e Joaquim Farrajota em pose para o "mulherio" que visite o blog.
Fotos 7/8
Gente simples como eu (agarrado ao maldito vício) ao lado do meu homónimo José (figura inquestionável na área do audiovisual e das licenças para se poder ter televisão e telefonia em casa - atendimentos de segunda a sábado, encerrado ao domingo e dias santos) e ainda Vítor Prado (a quem se deveu em tempos o decréscimo do número de desempregados em Portugal e se não fossem as ironias do destino, hoje José Sócrates não teria a preocupação dos tais 150.000 póstos) em amena cavaqueira com António Luís (não há auto-estrada no País que hoje se faça sem que os projectos lhe passem pelas mãos - tomem em atenção!).


Fotos 9/10
João Frazão (Buga para os amigos), destacado vendedor do ramo imbiliário (Remax, passe a publicidade), na qualidade de convidado no jantar, acompanhado por Damásio Anselmo (aquele a que todos fazemos sempre questão de cumprimentar e tratar como um irmão, não vá o diabo tecê-las) e Ivo Agostinho (outro dirigente da Tertúlia) acompanhado pelo "renascido" Paulo Amén, um dos ou mesmo o principal fundador da Tertúlia, título que lhe tem vindo até agora a conferir a justificação das constantes ausências aos encontros.
Fotos 11/12
Lui Oliveira e Paulo Cavaco, não se conhecendo até ao momento sobre estas duas individualidades qualquer registo que se considere de carácter "desprestigiante" e que por isso mesmo se torne relevante aqui salientar. À direita Leonel Caetano, distinto empresário da área de diversão nocturna (não fazer confusões faz favor!) acompanhado por José Manuel Sosa e por Luis Perpétuo (estes sim, bastante suspeitos).


Fotos 13/14
Aspecto "fumarado" da sala que num primeiro olhar poderia indiciar um incêndio latente de que um dos principais responsáveis será o "senhor de Leis" retratado na fotografia do lado direito.
Fotos 15/16
Aspecto geral da mesa com Fernando Serol e João Justo ao fundo, erguendo José Leal o copo brindando a mais um excelente convívio.


Finalmente o nosso agradecimento ao anfitrião Leonel Malveiro, pela forma simpática a que nos habituou nas visitas ao seu estabelecimento.

Reportagem de: Joaquim Leal/Moderador