sábado, 11 de outubro de 2008

O jantar da "Reentré".

Conforme planeado, realizou-se na noite de ontem o jantar que marca o início da nova temporada 2008/2009 da Tertúlia dos 30.

Gentilmente recebidos como é habitual por Helder Cavaco no seu restaurante, o encontro contou desta vez com a presença de catorze elementos.

Aspecto geral da mesa e dos convivas, sendo visíveis do lado esquerdo Ivo Agostinho, Estêvão Raminhos, Paulo Marum, Damásio Anselmo e António Luis (ainda enquanto convidado), do lado direito Luis Oliveira, João Paulo Sousa, Abílio Domingos, Jorge Aleixo e ao centro reflectido no espelho da casa o nosso Luis (fotógrafo) Perpétuo.

A ementa do jantar teve como entrada suculentas gambas fritas seguidas de galinha caseira cerejada com acompanhamento de batata frita lascada e arroz de cenoura, conjugados com água e do melhor vinho tinto da casa, no final complementados com sobremesa, café e digestivo para quem o desejasse.

A despesa foi de 15 euros por elemento a que se acrescentou o valor de 5 euros para liquidação da coroa de flores adquirida pelo Jorge Aleixo aquando do infausto falecimento do nosso amigo e tertuliante Pedro Sousa.



Na mesma perspectiva fotográfica registo da presença no encontro também da minha pessoa tal como as de Mauro Figueiredo, Horácio Costa, Álvaro Viegas e apesar de não se encontrar vísivel em qualquer das fotos fornecidas, saliente-se também a presença de Joaquim Farrajota, um dos elementos mais participativos no debate que se estabeleceu à posteriori.

Durante o período de digestão e como não poderia deixar de ser, estiveram em discussão exclusivamente assuntos de interesse comum e de extrema importância para o fortalecimento do espírito de grupo de que destaco:

A necessidade de alguns dos membros com ausências prolongadas aos encontros terem que definir de uma vez por todas a sua continuidade ou não na Tertúlia para que num futuro próximo não tenham que passar pelo crivo da exclusão, havendo para já nomes apontados.

A possibilidade de admissão de novos participantes que têm vindo a manifestar interesse em fazer parte da Tertúlia.

O agendamento de um próximo encontro com "convidado" de destaque para o mês de Novembro, individualidade que se encontra praticamente escolhida faltando apenas acertos de pormenor.

O blogue e os seus propósitos onde se voltou a lamentar a fraca participação dos tertuliantes expressa por exemplo na indiferença em responder aos constantes apelos para fornecerem os elementos fotográficos e de curriculum, a não colocação por iniciativa dos tertuliantes de temas que serviriam de debate fora do período de encontros e ainda o facto de se continuarem a verificar participações através de comentários na forma do anonimato de todo injustificáveis.

Regite-se ainda o momento de admissão por unanimidade e aclamação do novo tertuliante António Luis que passa a partir de agora a constituír um elemento de mais valia no seio do grupo


Estêvão (talibã) Raminhos, elemento fundador, saúda erguendo o copo a mais um frutífero encontro

Resumidamente poderei considerar que o encontro desta noite não deixou de reunir bastante interesse, merecendo destaque algumas intervenções como as de Álvaro Viegas e de Jorge Aleixo que apontaram para a necessidade de "refundar" a Tertúlia, devolvendo-lhe na medida do possível o espírito de há dez anos atrás, tanto ao nível da organização e da responsabilidade dos seus elementos na sua manutenção, como mesmo na planificação futura de encontros com a presença de individualidades de importância na região.

Joaquim Leal/Moderador